quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Sinopse da Revolução Industrial (parte 2)

Sinopse sobre a Revolução Industrial

Pioneirismo inglês na Revolução Industrial


São várias as razões que possibilitaram o desenvolvimento industrial primeiramente na Inglaterra, pois havia vários fatores que a favoreceram, tanto no aspecto político, como no econômico.Para o desenvolvimento de uma indústria, são necessários: capital, mão de obra, máquinas, transporte, mercado consumidor e fontes de energia.

Capital: A Inglaterra acumulou capital devido à exploração de suas colônias na América e da Índia. De tão grande a quantidade de colônias inglesas, houve momentos na História mundial em que se disse que ‘sempre era dia no império britânico’.

Matéria prima e mão de obra: Foi decretada a Lei de Cercamento de campos, onde os camponeses foram expulsos das terras onde viviam. Os camponeses, sem opção, saíram do campo e foram para as cidades. Como o número destes camponeses era elevado e as indústrias se tornaram opção inevitável para a sobrevivência destas pessoas. Tornaram-se operários, recebendo salários baixíssimos e trabalhando quinze horas diárias ou mais. Em uma família, inclusive mulheres e crianças, por salários menores que os homens, iam trabalhar neste regime de trabalho massacrante. Desde então, os movimentos sindicais surgiram como forma de luta contra as más condições do trabalho.

Máquinas: Ao surgirem as máquinas a vapor, marcou-se um grande salto tecnológico, principalmente com os grandes teares. Grandes a propósito de que só os grandes burgueses pudessem adquiri-los. No início, as máquinas industriais não eram muito produtivas, todavia o aperfeiçoamento tecnológico foi fazendo-as ficar mais eficientes e dispensando o uso intensivo de mão de obra nas indústrias.

Grandes acontecimentos que ocorrer no pioneirismo inglês foi o ataque de corsários às embarcações Espanholas, o estabelecimento do "Ato de Navegação" (1651), a assinatura do " Tratado de Methew"(1703).


Postado por: Laura Schneider

Nenhum comentário:

Postar um comentário