quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Biografia Adam Smith


 Adam Smith foi um importante filósofo e economista escocês do século XVIII,  e apesar de a data exata do seu nascimento seja desconhecida, o seu batismo foi registado em 5 de Junho de 1723, na cidade escocesa de Kirkcaldy. Conhecido como fundador da economia liberal clássica e é considerado como aquele que mais contribuiu para a moderna percepção da economia de livre mercado.


Filho do advogado Adam Smith e de Margaret Douglas, ficou órfão aos dois anos de idade. Fez o curso secundário no Burgh School of Kirkcaldy. Estudou Filosofia em Glasgow, na Universidade de Edimburgo e em 1740, ingressou no Balliol College da Universidade de Oxford.
Radicado em Edimburgo, em 1748, deu cursos sobre ética e economia até ser nomeado professor de Lógica, na Universidade de Glasgow, em 1751. Assumiu a cátedra de Filosofia Moral, em 1752, e publicou seu principal tratado, "Teoria dos Sentimentos Morais”  em 1759. Torna-se tutor do duque de Buccleuch, e com ele viajou pela França e Suíça entre 1763 e 1766, onde teve contato com os fisiocratas, como Voltaire e François Quesnay. De volta à Escócia abandonou a atividade acadêmica e alternou sua residência entre Kirkcaldy e Londres, e publicou sua obra principal em 1766, "A Riqueza das Nações", aonde Smith buscou diferenciar a economia política da ciência política, a ética e a jurisprudência. A obra teve importância fundamental para o nascimento da economia política liberal e para o progresso de toda a teoria econômica.

Sua principal teoria baseava-se na ideia de que deveria haver total liberdade econômica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem a intervenção do Estado. A livre concorrência entre os empresários regularia o mercado, provocando a queda de preços e as inovações tecnológicas necessárias para melhorar a qualidade dos produtos e aumentar o ritmo de produção.
As ideias de Adam Smith tiveram uma grande influência na burguesia europeia do século XVIII,e foi de fundamental importância para o desenvolvimento do capitalismo nos séculos XIX e XX, pois atacavam a política econômica mercantilista promovida pelos reis absolutistas, além de contestar o regime de direitos feudais que ainda persistia em muitas regiões rurais da Europa.

Algumas frases de Adam Smith:
- "A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes."
- "Impostos que visem a prevenir, ou mesmo reduzir a importação, são evidentemente tão destrutivos das rendas alfandegárias quanto a liberdade de comércio."
- "No estágio adiantado da sociedade, portanto, são paupérrimas as pessoas que fazem comércio daquilo que os outros procuram como passatempo."
- "Nenhuma nação pode florescer e ser feliz enquanto grande parte de seus membros for formada de pobres e miseráveis."
- "Mas, mesmo que o trabalho seja a medida real do valor de troca de todas as mercadorias, não é por ele que seu valor é avaliado."

Em 1778, recebeu um posto confortável como comissário da alfândega da Escócia e foi viver em Edimburgo, aonde faleceu em 17 de julho de 1790, aos 67 anos, depois de uma dolorosa doença. Encontra-se sepultado em Canongate Churchyard, Edimburgo, na Escócia.

Fontes: 1234
Postado por: Maíra Louback

Nenhum comentário:

Postar um comentário