segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Entrevista com James Watt

 



Nessa semana vamos entrevistar o escocês nascido na cidade de Greenock, inventor da moderna máquina a vapor, James Watt.

 

Entrevistador: James, você foi de imensa importância para a história, na verdade, sem a máquina a vapor não teria acontecido a Revolução Industrial, nem a Segunda Revolução Industrial. Desde que epóca da sua vida você já sabia que seria importante para o mundo?
James Watt: Obrigado.  Em fato, eu nunca pensei que teria tanto reconhecimento pelo meu trabalho, mas posso dizer que sempre soube que queria ser engenheiro. Na infância montava e desmontava brinquedos e sempre foi meu passatempo favorito. Mesmo assim, nunca diria que seria de tamanha importância, eu era tímido e mimado por minha mãe, ela perdeu cinco de oito filhos logo em suas infâncias.

Entrevistador: Como foi seu primeiro trabalho como engenheiro ou na área da engenharia?
James Watt: Foi nos meus 16 anos, quando parti para Glasgow para trabalhar como aprendiz nessa fábrica. Não era o trabalho ideal para mim, sempre sonhei mais alto. Porém, quando completei 19 fui para Londres como aprendiz de mecânico.

Entrevistador: Qual poderia ter sido a situação mais complicada em sua trajetória para o sucesso?
James Watt: Devo confessar que houveram várias, começaram logo em minha infância, não fui à escola e tive que aprender a ler e escrever com meus pais, sem falar ainda dessas dores de cabeça horríveis, que me acompanharam desde o início... Houve também o reumatismo causado pelo gelado clima de Londres que me obrigou a voltar à Glasgow, montar minha própria oficina e logo perde-la por não ter o certificado de aprendiz, cujo teria conseguido em Londres.

Entrevistador: Realmente, houve várias complicações em seu caminho. Como você conseguiu um trabalho depois disso?
James Watt: Nesse curto período em que possui uma loja de ferramentas, prestei serviços a um funcionário da universidade de Glasgow, que me indicou para fabricar e reparar instrumentos matemáticos na mesma.


Postado por Marina Nogueira
Fonte: 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário