Oliver Cromwell, nascido em 25 de abril de 1599, na cidade de Huntingdon, na Inglaterra. Membro de uma família de pequenos proprietários rurais puritanos, foi um militar e líder político inglês, e também o nome mais destacado da Revolução Puritana Inglesa.
A família de Cromwell havia recebido terras que foram confiscadas da Igreja Católica pelo Estado durante a Reforma Protestante na Inglaterra. Com uma formação religiosa puritana e anticatólica, Oliver Cromwell foi eleito para a Câmara dos Comuns em 1628. Porém, no ano seguinte o rei Carlos I dissolve o Parlamento e implanta um governo absolutista que dura 11 anos.
A ação do rei levou Cromwell a nutrir uma profunda aversão a seu governo. Com a reinstauração do Parlamento em 1640, ele voltou a compô-lo, defendendo o puritanismo e atacando as ações arbitrárias do rei. Quando estoura a primeira guerra civil entre as forças monárquicas e o Parlamento (1642-1646), Cromwell lidera a ala radical dos opositores do rei, sobressaindo como organizador militar. Como um dos homens à frente do chamado Exército de Novo Tipo (New Model Army), Oliver começou a ganhar destaque no cenário político inglês. Em 1645 marcha sobre Londres para persuadir Carlos I a aceitar um governo regido pela Constituição. Não há acordo e uma nova guerra civil acontece, terminando com a execução do rei em 1649. O Parlamento inglês passou a controlar o poder na Inglaterra, abolindo a monarquia e instaurando a República, ou Commomwealth. E Oliver se torna presidente do Conselho de Estado, braço executivo do Parlamento
No aspecto político-administrativo, ele aboliu uma série de taxações consideradas abusivas, além de expedir os Atos de Navegação, a partir de 1650. Com essa medida, criava-se a exclusividade do comércio marítimo nos portos da Inglaterra aos navios de bandeira inglesa, atacando, dessa forma, o monopólio que detinham os comerciantes holandeses. Cromwell criava assim as bases para o desenvolvimento do imperialismo marítimo inglês.
Em 1653, um golpe de Estado dissolve o Parlamento e concentra os poderes nas mãos de Cromwell, que tem o título de Lorde Protetor. Nessa função, derrotou as Províncias Unidas, em 1654, e conquistou o território da Jamaica dos espanhóis, em 1655, transformando-o no principal espaço colonial inglês no Caribe.
Em 3 de setembro de 1658, Cromwell falece no Palácio de Whitehall, em Londres, não se sabe se envenenado ou de febre.
Seu filho, Ricardo, foi seu sucessor, e governou até 1659, quando abdicou do trono.
Postado por: Maíra Louback
Nenhum comentário:
Postar um comentário