quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Entrevista, Iluminismo



Hoje, vamos entrevistar Jean-Jaques Rosseau, um grande filósofo, teórico político e escritor. Nascido em 28 de junho de 1712 na Suíça, é considerado um dos maiores filósofos iluministas, sendo que suas ideias tiveram um enorme peso na Revolução Francesa.

Entrevistador: Todos sabemos que suas ideias mudaram o rumo da história, mas como? Que ideias você defende?
Rosseau: A participação do povo na vida pública, por meio da eleição de seus representantes políticos. Defendo também a necessidade de reformas socias, onde a nobreza e a alta burguesia eram a minoria e mesmo assim era mais influente que a maioria.

Entrevistador: Você foi perseguido na França por afrontar costumes religiosos e morais, por isso teve de se refugiar na Inglaterra. Porém mais tarde, os mesmo livros e pensamentos que lhe baniram da França, libertou-a. Como você se sente sobre isso?
Rosseau: O tempo que passei na Inglaterra foi bom para refletir, nessa época escrevi meus maiores sucessos, "Do Contrato Social" e "Emílio, ou Da Educação". Nesses livros compartilhei os pensamentos que  mais influenciaram a população francesa na Revolução. Foi frustante ser perseguido na França, mas sei que não fui perseguido pelo povo, e sim pelas pessoas que repreendiam meu povo e tiravam dos franceses a liberdade. Por isso não lamento, compreendo e aceito.

Entrevistador: E sobre a Enciclopédia, que é usada até hoje em todos os lugares do mundo, inclusive na internet?
Rosseau: É um trabalho do qual eu me orgulho de ter participado, mesmo tendo escrito apenas alguns verbetes, pois como você acabou de afirmar é usada até hoje, mais de dois séculos após minha morte. A Enciclopédia representa para mim também a época em que começaram a notar-me pois Diderot, o autor do livro, era já muito conhecido, e se me indicou para um trabalho de tamanha importância, significava que era importante.

Entrevistador: Você cresceu sem seus pais. Como isso influenciou em sua vida?
Rosseau: Como você deve saber, nunca cheguei a conhecer minha mãe, que morreu no meu parto, e que vivi com meu pai apenas até meus dez anos, quando ele morreu. Por isso tive de ir para uma rígida escola religiosa. Foi nessa escola que me interessei por música, livros e todo tipo de conhecimento, que formou quem eu sou hoje e meus ideais. Meus pais fazem muita falta, mas, quem sabe o que aconteceria se eu não fosse para aquela escola?

Fontes: 123
Postado por: Marina Nogueira

Um comentário:

  1. eu também vou fazer esse trabalho e gostei muito do de vocês, parabéns

    ResponderExcluir